
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
sábado, 8 de novembro de 2008
O intercâmbio cultural continua
A solenidade de encerramento foi um espaço destinado não só à premiação, mas a uma despedida que promete estender os laços criados aqui, por meio da internet.
E quem quer participar da extensão dessa troca, pode acessar a comunidade do Festival Jovem no orkut.
Premiação
O primeiro lugar do júri técnico foi recebido pela jovem pernambucana Eliane, da Cabra Quente Filmes. Já o segundo lugar foi para o uruguaio Santiago, da Escuela de Cine Dodecá. O terceiro lugar e o prêmio de melhor vídeo segundo voto popular foram entregues a Lais, do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias-SP.
O prêmio Unicef foi entregue ao mineiro Kleber pelo vídeo Mulher Negra.
Após a premiação, os jovens se despediram ao som da banda de hip hop Costa a Costa.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Audiovisual e Pedagogia
Maria Helena Bonilla (UFBA) e Ricardo Salmito (Aldeia) foram os convidados para a 3ª mesa de debate no Seminário Educação e Audiovisual. Os professores discutiram a linguagem audiovisual como recurso no processo pedagógico, ressaltando a importância da formação adequada dos professores, da inclusão digital nas redes públicas de ensino e da utilização e disseminação do software livre.Oficinas Formativas

Mostras e Debates
No segundo dia do Festival Jovem, a Mostra Caleidoscópio (Competitiva) exibirá 19 novos trabalhos: Cola Aí! (Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias - SP), Era quase uma vez (Cidadela - Arte, Cultura e Cidadania - RJ), Assassinato na Carioca (CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular - RJ), O sol e a chuva (Núcleo de Arte Grécia - RJ), Candomblé - Visão Jovem (CIPÓ - Comunicação Interativa – PE), Cidade cinza (Associação Imagem Comunitária – MG), Peregrinos (Buriti Filmes - SP), Otra ronda (Taller de Cine El Mate, Buenos Aires - AR), Tô nem aí (Oficinas Querô - SP), Filhos deste solo (Plan Internacional do Brasil - PE), El baño (Escuela de Cine Dodecá, Montevideo - UY), Saudades de minha Bahia (Oficinas Querô-Santos - SP), O caranguejo (ONG Formação - MA), Táxi para o Devaneio (Associação Cultural Kinoforum - SP), Caminho de sempre (Oficinas Querô - SP), Ver sem olhar (Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias - SP), A cultura daqui (Giral - Informática e Comunicação - PE), Nem um minuto de silêncio (Escola Nacional Florestan Fernandes - SP) e Conto digital (Buriti Filmes - SP).quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Seminário Educação e Audiovisual

Inicia a 4ª Mostra Caleidoscópio
O primeiro dia da 4ª Mostra Caleidoscópio reuniu, além de jovens realizadores, estudantes da rede pública de ensino de Fortaleza. Os alunos foram conferir produções audiovisuais realizadas no Brasil, Argentina e Uruguai e participar da comissão julgadora através do voto popular. - Ya pasó todo (Escuela de Cine Dodecá, Montevideo - UY)
- Mulher negra (Associação Imagem Comunitária - MG)
- Um lugar chamado Quilungo (Núcleo de Arte Grécia - RJ)
- Qual é a sua cultura? (Auçuba Comunicação e Educação - PE)
- Cortizonia (Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias - SP)
- Dos corazones (Taller de Cine El Mate - Buenos Aires - AR)
- Povo Xukuru (Cabra Quente Filmes - PE)
- Xicão Xukuru (Cabra Quente Filmes - PE)
- Dr. Poprowisky (Buriti Filmes - SP)
- Dia dos pais (Laboratório Crítico - RJ)
- Guerrilha poética (Associação Imagem Comunitária - MG)
- A cidade de plástico (Kabum! - BA)
- Geração Coca-Cola (Fundação Bradesco - RS)
- 10 segundos na TV (Geração Futura - RJ)
- João Pipoca (Kinoarte - Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina - PR)
- Zedicam (Formação - MA)
- O ataque (Formação - MA)
terça-feira, 4 de novembro de 2008
O Início

A abertura do 4º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul aconteceu no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A solenidade reuniu jovens produtores de vídeos do Brasil, Argentina e Uruguai que vieram até a terra da luz exibir seus trabalhos com o intuito de trocar experiências e saberes.
A quarta edição do Festival Jovem recebeu, ainda, representantes de patrocinadores e apoiadores que tornaram o evento realidade: Philipi Bandeira, representando a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza e a Vila das Artes; Márcio Blanco, coordenador do Fórum de Experiências Populares em Audiovisual; Cristina Balsero, Alina Frapiccini e Carmem Garzon, representando as entidades do Mercosul e Leonardo Sá, diretor da Aldeia.
Fechando a programação da terça-feira, foram exibidos os vídeos “É Dia” (Aldeia) e “Ele” (Instituto Marlin Azul), realizados pelas entidades produtoras do Festival.


