segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Festival começa nesta terça (18) com mais de 30 ONGs e projetos


O 3º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul começa nesta terça-feira, dia 18, em Vitória. Até sábado (22, Dia Nacional da Juventude), o público poderá conferir 53 curtas-metragens realizados por crianças, adolescentes e jovens com até 24 anos de idade participantes de projetos audiovisuais desenvolvidos por organizações da sociedade civil no Brasil, na Argentina e no Uruguai.

A abertura do festival, nesta terça, será às 19h30, no gramado da Ufes (próximo ao Restaurante Universitário). As exibições, nos demais dias, serão realizadas das 14h30 às 16h30, no Cine Metrópolis. Na abertura, uma tela de cinema será montada ao ar livre para a exibição dos trabalhos. O primeiro filme da noite será o curta capixaba “Albertinho”, animação realizada por 150 alunos da rede pública de Vitória integrantes do Projeto Animação. O curta é uma homenagem a Alberto Santos Dumont, e tem roteiro e direção assinados por estudantes de Ilha das Caieiras, Maria Ortiz e Vila Palestina. A exibição de “Albertinho” terá trilha sonora ao vivo apresentada pelos estudantes do Projeto Vale Música – Orquestra Jovem da Academia de Ensino e Grupo Parafolclórico Banda de Congo Mirim da Ilha.

Mais de 30 entidades e projetos marcam presença no festival, que também promoverá oficinas, palestras e debates com a presença de educadores, produtores culturais e empreendedores sociais, além do lançamento do documentário “Touro Moreno” (sexta, 21, no Cais do Hidroavião), do capixaba Juliano Enrico, e do 3º Fepa – Fórum de Experiências Populares em Audiovisual (sexta, 21, Cine Metrópolis). Todas as exibições, palestras, debates e fórum têm entrada franca. Já as oficinas são destinadas aos jovens cadastrados pelos projetos e escolas da rede pública de ensino.

O festival recebeu 151 inscrições. A mostra oferecerá quatro premiações. Cada uma das três produções premiadas pelo júri oficial receberá o Troféu Caleidoscópio. O vencedor do júri popular receberá o Troféu Caleidoscópio e prêmio adicional de R$ 1.500,00.


Foto: "Albertinho" -
Projeto Animação - Instituto Marlin Azul/ES

Nenhum comentário: