sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Oficinas para jovens realizadores


De 20 a 22 de setembro, durante o 3º Festival de Jovens Realizadores, serão ministradas as oficinas: Fotografia – Sensibilizando o olhar e Cinema Auto-sustentável – Usando a Internet para Distribuir Filmes. As oficinas acontecem na Ufes a partir das 9h e são apenas para os realizadores que tiveram seus vídeos selecionados no festival e grupos já previamente cadastrados.


Confira a seguir mais um pouco sobre cada oficina:


Fotografia - Sensibilizando o Olhar


20, 21 e 22 de setembro

9h às 12h – Ufes

Conduzida por Ratão Diniz – fotógrafo que integra a equipe da Agência Imagens do Povo, do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro.


Oficina de formação do olhar (módulos teórico e prático) com a proposta de despertar o interesse pela linguagem fotográfica e discutir a importância dos espaços populares a partir dos registros da realidade vivida nessas áreas urbanas. A oficina propõe o convívio com as comunidades a fim de contrapor o olhar dos jovens à visão da mídia sobre esses espaços.


Cinema Auto-sustentável

Usando a Internet para Distribuir Filmes


20, 21 e 22 de setembro

9h às 12h – Ufes

Conduzida pelo Cine Falcatrua – O grupo já participou de eventos, mostras e exposições por todo o mundo, trabalhando em parceria com instituições como SESC-SP, Instituto Itaú Cultural (SP), Prêmio Sérgio Motta (SP), Oi Futuro (RJ), SoftwareLivre.Org (RS), Tangolomango (RJ), Secult-ES (ES), Casa Porto de Artes Plásticas (ES), Hordaland Kunstcenter (Noruega) e ACC Gallerie Weimar (Alemanha).


As mídias digitais causaram uma completa reorganização da sociedade. Agora, como antes da industrialização, produzir e consumir cultura se aproximam, e os agentes intermediários estão perdendo sua importância. Por isso, os realizadores e o público são convocados a cumprir funções das quais por tanto tempo se mantiveram afastados: a coordenação do fluxo de produtos culturais, a troca de mercadorias simbólicas – a própria cultura. A oficina apresentará aos participantes como distribuir e exibir filmes usando equipamentos flexíveis e de baixo custo.



Foto: Oficina Falcatrua no Sesc Santos - Crédito: Fernanda Neves

Um comentário:

lu. disse...

poxa... oficinas s� para quem tiver v�deos selecionados? :(