quinta-feira, 20 de setembro de 2007

“Por Dentro da Violência” foi o destaque do terceiro dia

O documentário "Por Dentro da Violência", realizado por 20 estudantes do bairro Vila Nova de Colares (Serra), foi o destaque da exibição desta quinta-feira (20/9) que aconteceu no Cine Metrópolis. Realizado pelas oficinas do Projeto Ima.doc, do Instituto Marlin Azul, o vídeo foi mobilizou 18 estudantes do ensino fundamental da Escola Valéria Maria Miranda, durante três semanas.


Os alunos assinam o argumento, o roteiro, a direção, a captação de imagens, o som e a edição do documentário. Eles foram às ruas com os equipamentos e entrevistaram vizinhos, parentes e amigos, que falam sobre os problemas da comunidade, relatam como é viver em um bairro que é considerado um dos mais violentos da Serra e mostram algumas soluções que estão sendo buscadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente crianças e jovens.


Os outros vídeos que fizeram parte da programação foram: “Um Rolê na Zona Norte", do Coletivo Gambiarra Imagens; "Mamulengo", da ONG Giral; e "Catando a Sobrevivência" e "Vidas Exploradas", ambos da ONG Plan; todos de Pernambuco. Cinco vídeos do Projeto Geração Futura, do Canal Futura (RJ), estão na programação: "O Que é Beleza Para Quem Não Vê?", "Glamourização da Violência", "Fé", "Tá Tudo Liberado!" e "Vale Tudo Para Alcançar Seu Objetivo?". Do Ceará, vêm dois documentários, ambos da Fábrica de Imagem: "Coisa de Novela" e "Carne de Procedência". O Projeto Rede Jovem de Cidadania – Associação Imagem Comunitária, de Minas Gerais, marca presença na mostra com o também documentário " Novo Glória I". Encerrando a programação, o documentário "Máscaras 2", dos alunos da Escola de Cinema Dodecá, do Uruguai.

Nenhum comentário: